Após amplo processo de escuta, tendo como parceiros mais de 300 educadores, certificados em nossos Primeiros Ciclos Formativos para Educação Infantil e Ensino Fundamental, a equipe do Programa Efetivação – Faperp faz com você preparou novo ciclo formativo aprofundando temáticas referentes ao currículo!

O Ciclo Formativo, "Leitura e Escrita na Educação Infantil: Alfabetização e Letramento para as infâncias", propõe um espaço de formação que estabelece um diálogo reflexivo sobre o desenvolvimento do trabalho com a leitura e escrita na Educação Infantil, sobre as relações entre linguagem, infância e cultura e sobre o papel do adulto e educador na constituição desses processos. Como base de discussão, estão os conceitos e as concepções que permeiam o currículo para a educação básica.


Neste Ciclo Formativo, trataremos também sobre as culturas do escrito, bem como o papel da oralidade, da argumentação, da leitura e da escrita na Educação Infantil.

Ciclo Formativo

Leitura e Escrita na Educação Infantil: Alfabetização e Letramento

Com quatro módulos e carga horária de 30h, o ciclo tem o objetivo de subsidiar os profissionais da educação em suas práticas educativas, seja no ensino presencial, seja no ensino remoto. Tem como foco a alfabetização, o letramento e o multiletramento na Educação Infantil e nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Além disso, visa aprofundar conhecimentos sobre a necessidade de expandir experiências com a multiplicidade de linguagens a que essas crianças têm direito.

Vagas limitadas!


Inscrições abertas

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*Alunos com 75% de participação no ciclo terão direito a certificado de conclusão


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Atenção:

*Os certificados serão emitidos com as informações fornecidas abaixo, qualquer dado incorreto ou fora do padrão recomendado é de total responsabilidade do participante.


Atividades presenciais e remotas?

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faz com você!

Módulos do ciclo formativo

"Leitura e Escrita na Educação Infantil: Alfabetização e Letramento''

Módulo I

• Apresentar os documentos pedagógicos oficiais que norteiam os currículos e os PPPs da Educação Infantil;

• Retomar conceitos e concepções para pensarmos o desenvolvimento do trabalho com a leitura e escrita na Educação Infantil;

• Refletir sobre as relações entre linguagem,

infância e cultura;

• Compreender o papel do adulto na construção e desenvolvimento da linguagem na infância;

• Compreender as relações linguísticas, sociais e culturais entre oralidade e escrita;

• Refletir sobre as culturas do escrito, bem como o papel da oralidade, da argumentação, da leitura e da escrita na Educação Infantil;

• Contextualizar o binarismo “Alfabetizar ou não na Educação Infantil”: tensões e pressões.


Período:

• A definir.


Carga horária:

• 09 horas, sendo 3 encontros online de 1h30 e 4h30 para

leituras individuais.


Conteúdo:

• Oralidade, comunicação e leitura na educação infantil;

• A linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil e o processo de letramento;

• A escrita na infância: quando alfabetizar?

Módulo II

• Mobilizar os conhecimentos prévios;

• Conceitualizar alfabetização e letramento segundo diferentes autores;

• Refletir a relação entre alfabetização e letramento;

• Sistematizar os conceitos de alfabetização e letramento;

• Conceituar textos multissemióticos e multiletramentos;

• Concepções e princípios para práticas educativas de qualidade na educação infantil;

• Qualificar as práticas cotidianas para desenvolver o letramento e o multiletramentos;

• Problematizar práticas de alfabetização, por meio das atividades de sala de aula;

• Sistematizar os conteúdos do módulo.


Período:

A definir.


Carga horária:

• 06 horas, sendo 2 encontros online de 1h30 e 3h para leituras individuais.


Conteúdo:

• Gêneros e sua composição;

• Alfabetização, Letramento e multiletramentos;

• Textos multissemióticos ou multimodais;

• Alfabetização Letramento e mulltiletramentos na Educação Infantil.

Módulo III

• Apresentar breve percurso e conceitualizar os métodos de alfabetização;

• Apresentar a perspectiva

construtivista de alfabetização;

• Apresentar a definição de alfabetização segundo Currículo Paulista e situar a Educação Infantil nas práticas de linguagem escrita;

• Conhecer as práticas de linguagem oral e escrita na perspectiva construtivista;

• Refletir sobre as condições didáticas

para compreensão do SEA;

• Compreender a importância da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.


Período:

A definir.


Carga horária:

• 09 horas, sendo 3 encontros online de 1h30 e 4h30 para

leituras individuais.


Conteúdo:

• Metodologias de Alfabetização: Sintético - Método alfabético, fônico e silábico; Analíticos - Métodos da palavração, sentenciação e global;

• Perspectiva construtivista de alfabetização;

• Alfabetização e o Currículo Paulista;

• Nome próprio, Listas e Texto memorizado;

Práticas de alfabetização na perspectiva construtivista;

• Transição e alfabetização.



Módulo IV

• Retomar o conceito de multiletramentos e suas implicações no trabalho remoto com crianças;

• Compreender o papel do adulto (pais e professores) para pensar as práticas de alfabetização

no trabalho remoto;

•Refletir sobre a reorganização do planejamento e das práticas no trabalho remoto;

• Analisar boas práticas que possam inspirar os professores da Educação Infantil diante dos novos desafios;

• Refletir sobre as práticas de leitura em tempos de distanciamento e a participação das famílias na sua formação leitora e de seus filhos.


Período:

A definir.


Carga horária:

06 horas, sendo 2 encontros online de 1h30 e 3h para leituras individuais.


Conteúdo:

• Como promover o processo de alfabetização, o que muda no remoto?;

• Formação de leitor em tempos de distanciamento;

• Registros multissemióticos.



Educadores responsáveis

Maridalva Bertacini

Assessora pedagógica/Coordenação

Mestre em Educação pela Unesp – Araraquara. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (2010).


Tem ampla experiência nas áreas de Docência e Gestão na Educação.

Atuou em Programas Federais e Estaduais como Coordenadora Institucional nas Comissões Estaduais para Discussão da BNCC, representando a Undime-SP, Coordenadora Estadual pela Undime-SP da Construção do Currículo Paulista, Coordenadora Estadual pela Undime-SP para a Implementação da BNCC e Formação do Currículo Paulista.


Compôs o Grupo de Trabalho de Elaboração do guia de Implementação da BNCC (Undime/Consed/Movimento Pela Base). Atualmente presta Assessoria Pedagógica para a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão Rio Preto -Faperp.

Elizabeth

Hissako Yano

Formadora

Pedagoga, Especialista em Pigead (Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância) e em Psicopedagogia.


Foi Formadora e Gerente de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto. Exerceu a função de Coordenadora do Polo de São José do Rio Preto / Secretaria Municipal de Educação – PNAIC/MEC.

Rosycarmen

Pontes Gestal

Formadora

Graduada em Letras, Educação Física e Pedagogia. Foi Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de São José do Rio Preto.


Foi Formadora da Equipe de Capacitação na Formação de Professores e Coordenadores Pedagógicos na Educação Infantil e Formadora do Pacto Nacional de Alfabetização da Idade Certa (PNAIC).

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