O Programa Efetivação já certificou mais de 300 educadores em seus Primeiros Ciclos Formativos para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Agora, queremos ajudar você a ter uma atuação ainda mais efetiva por meio de um novo ciclo de aprofundamento!

O Ciclo Formativo, "Documentação Pedagógica e Avaliação: possibilidades, encontros e aprendizagens", propõe um espaço de formação estabelecendo um diálogo reflexivo sobre avaliação como instrumento potencializador do processo educativo e como redirecionador das ações educativas para a garantia dos direitos de aprendizagem, rompendo com a restrita visão da avaliação para classificação e verificação de resultados.


Neste Ciclo Formativo, discutiremos avaliação sob o enfoque da documentação pedagógica e das diferentes formas de registros que apoiam o acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças.

Ciclo Formativo

Documentação Pedagógica e Avaliação: possibilidades, encontros e aprendizagens

Com quatro módulos e carga horária de 30h, o ciclo tem como objetivo subsidiar profissionais da educação para desenvolver habilidades necessárias à utilização de instrumentos avaliativos. Propomos o estudo sobre documentação e avaliação como parte do processo educativo, observando-o como suporte ao planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas na garantia dos direitos de aprendizagem e

desenvolvimento das crianças.

Condicionamos as discussões à intencionalidade educativa da avaliação (propósitos, objetivos, meios, processo, documentação e planificação) e levamos em conta o contexto atual, em situações de ensino remoto, presencial ou híbrido. Além de olharmos para a Educação Básica como processo contínuo e sem rupturas.

Vagas limitadas!


Inscrições abertas

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*Alunos com 75% de participação no ciclo terão direito a certificado de conclusão


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Atenção:

*Os certificados serão emitidos com as informações fornecidas abaixo, qualquer dado incorreto ou fora do padrão recomendado é de total responsabilidade do participante.


Atividades presenciais e remotas?

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faz com você!

Módulos do ciclo formativo

"Documentação Pedagógica e Avaliação: possibilidades, encontros e aprendizagens"

Módulo I

• Apresentar a avaliação como instrumento potencializador do processo educativo rompendo com a visão da avaliação para verificação e resultados.


Período:

• 24, 25 e 31 de agosto.


Carga horária:

• 09 horas, sendo 3 encontros online de 1h30 e 4h30 para

leituras individuais.


Conteúdo:

• Concepções de avaliação;

• Tendências avaliativas: Classificatória/diagnóstica/ formativa;

•Tendências/concepções teóricas.

• Avaliação para a promoção da aprendizagem e desenvolvimento;

• Documentos oficiais: LDB, BNCC, DCNEI, Indique;

• Avaliar na Educação Infantil;

• Autores e suas abordagens sobre avaliação

para Ed. Infantil.

Módulo II

• Apresentar a avaliação como processo formativo e redirecionador para ações de garantia dos direitos de aprendizagem.


Período:

• 01, 08 e 14 de setembro.


Carga horária:

• 09 horas, sendo 3 encontros online de 1h30 e 4h30 para leituras individuais.


Conteúdo:

•Avaliação mediadora/formativa e Processos de Ensino e Aprendizagem;

• Intencionalidade Pedagógica: o papel do professor na avaliação formativa;

• Avaliação na Educação Infantil;

• Documentação Pedagógica: diferentes tipos de documentação;

• Qualidade na Educação Infantil: o que são os indicadores;

• A importância dos registros na Educação Infantil para uma avaliação formativa.

Módulo III

• Apresentar possibilidades de documentação pedagógica para apoiar o acompanhamento do desenvolvimento e das aprendizagens das crianças.


Período:

• 15 e 21 de setembro.


Carga horária:

• 06 horas, sendo 2 encontros online de 1h30 e 3h para leituras individuais.


Conteúdo:

• O instrumento avaliativo e a sua relação com

a rotina educativa;

• Observação, registro e participação das crianças;

• Os registros avaliativos e as transições intra e entre etapas na Educação Básica;

• Concepções de criança/processos de ensino aprendizagem/avaliação/transições entre etapas/educação integral.



Módulo IV

• Refletir sobre práticas e instrumentos avaliativos a partir dos conceitos trabalhados durante o curso, estabelecendo relações com as práticas vigentes no contexto da escola.


Período:

• 22 e 28 de setembro.


Carga horária:

06 horas, sendo 2 encontros online de 1h30 e 3h para leituras individuais.


Conteúdo:

• Socialização e análise de práticas avaliativas iniciais, de acompanhamento/formativas: estruturas de registros analisados;

• Socialização e análise de práticas avaliativas iniciais, de acompanhamento/formativas: tematizando uma boa prática.



Educadores responsáveis

Maridalva Bertacini

Assessora Pedagógica / Coordenação

Mestre em Educação pela Unesp – Araraquara. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (2010).


Tem ampla experiência nas áreas de Docência e Gestão na Educação.

Atuou em Programas Federais e Estaduais como Coordenadora Institucional nas Comissões Estaduais para Discussão da BNCC, representando a Undime-SP, Coordenadora Estadual pela Undime-SP da Construção do Currículo Paulista, Coordenadora Estadual pela Undime-SP para a Implementação da BNCC e Formação do Currículo Paulista.


Compôs o Grupo de Trabalho de Elaboração do guia de Implementação da BNCC (Undime/Consed/Movimento Pela Base). Atualmente presta Assessoria Pedagógica para a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão Rio Preto -Faperp.

Juliana Vargas Passarini

Formadora

Graduada em Letras e Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Práticas de Letramento e Alfabetização.


Foi Professora, Coordenadora Pedagógica, Formadora, Gerente do setor de Capacitação da Secretaria Municipal de São José do Rio Preto. Atualmente é Supervisora de Ensino da Rede Municipal de

São José do Rio Preto.

Eliani Ragonha

Formadora

Licenciada em Pedagogia, Especialista em Processos de Escutas Antropológicas de Infâncias.


Foi professora, Gerente de Educação Infantil e atualmente atua como Formadora na Rede Municipal de São José do Rio Preto, onde ocupa cargo efetivo de Coordenadora Pedagógica.


Estudiosa das questões das infâncias e da educação infantil, compôs a equipe de redação e de formação do Currículo Paulista da Etapa da Educação Infantil.

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