Reserve a sua vaga para o Ciclo Formativo voltado para Educação Infantil!

Voltado ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a efetivação do currículo, o Ciclo Formativo: Educação Infantil - Currículo na Prática tem por objetivo subsidiar educadores frente aos processos de planejamento, seleção de materiais e de metodologias importantes para o processo educativo, para a garantia dos direitos de aprendizagem e da progressão do desenvolvimento, considerando as especificidades de cada faixa etária.

Ciclo Formativo Educação Infantil

Currículo na Prática

Com três módulos e carga horária de 40h, o ciclo tem o objetivo de apoiar educadores que atuam na Educação Infantil, contemplando processos reflexivos sobre a importância dos fundamentos pedagógicos do currículo e o compromisso com

a educação integral.


O ciclo também promove a organização nos diferentes campos de experiências que englobam os direitos de aprendizagem como proposta organizativa curricular para infância, sendo promotor do desenvolvimento das competências gerais pensadas para o educando no percurso da educação básica. Dessa forma, reconhecemos boas práticas educativas e identificamos nelas os princípios e as concepções da educação infantil, além dos fundamentos pedagógicos.

Vagas limitadas!


Inscrições abertas

Reserve a sua vaga

*Alunos com 75% de participação no ciclo terão direito a certificado de conclusão


Preencha com os seus dados

Atenção:

*Os certificados serão emitidos com as informações fornecidas abaixo, qualquer dado incorreto ou fora do padrão recomendado é de total responsabilidade do participante.


Atividades presenciais e remotas?

A Faperp

faz com você!

Módulos do ciclo formativo

"Currículo na Prática":

Módulo I

• Compreender os fundamentos pedagógicos do Currículo Paulista/BNCC e a sua relação com as práticas educativas, a Educação Integral como desenvolvimento das cinco dimensões humanas e os fundamentos pedagógicos propostos para educação básica a partir das especificidades da educação infantil.


Período:

• A definir.


Carga horária:

• 19 horas, sendo 6 encontros online de 1h30 e 10h para

leituras individuais.


Conteúdo:

• Apresentando o Ciclo/ Nosso Percurso formativo;


• Fundamentos Pedagógicos: Compromisso com a Educação Integral - desenvolvimento integral;


• Compromisso com a alfabetização, letramento e multiletramento de todas as áreas;


• Projeto de vida

para os estudantes;


• Tecnologia – estudante como consumidor e produtor;


• Avaliação a serviço

das aprendizagens.

Módulo II

• Desenvolver habilidades para planejar a partir dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, considerando as especificidades de cada faixa etária, a organização nos diferentes campos de experiências que abrangem os direitos de aprendizagem como proposta organizativa curricular, promovendo o desenvolvimento das competências gerais pensadas para o educando no percurso da educação básica.


Período:

A definir.


Carga horária:

• 10 horas e 30 minutos, sendo 3 encontros online de 1h30 e 6 para leituras individuais.


Conteúdo:


• Desenvolvimento de competências a partir dos

principais objetivos;


• Metodologias educacionais e a sua relação com o currículo;


• Protagonismo infantil, projetos na perspectiva da BNCC e campos de experiências, planejamento enquanto intencionalidade educativa e ensino remoto ou híbrido na educação infantil como viabilidade no novo contexto educacional.

Módulo III

• Reconhecer boas práticas educativas, identificando nelas os princípios e concepções da educação infantil e os fundamentos pedagógicos do currículo para educação básica.


Período:

A definir.


Carga horária:

10 horas e 30 minutos, sendo 3 encontros online de 1h30 e 6h para seleção de envio de materiais.


Conteúdo:

• As atividades que são realizadas na educação infantil (boas práticas da pré-escola);

• Metodologias aplicadas a educação infantil;

• Rotina e cotidiano nas práticas da educação infantil.



Educadores responsáveis

Maridalva Bertacini

Assessora pedagógica

Mestre em educação pela Unesp Araraquara, atuou na educação pública como professora, coordenadora pedagógica e Direção Escolar.


Desenvolveu projeto de formação como Coordenadora Regional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade (Secadi/MEC). Atuou como Coordenadora da BNCC/Currículo pela Undime-SP de 2015 a 2019.

Oliver Lima

Formador

É pedagogo, sociólogo e Especialista em Educação Infantil. Com ampla experiência em Gestão Educacional e formação de professores, foi avaliador do Prêmio Nacional de Gestão Escolar (2017) e Redator do Currículo Paulista (Educação Infantil) e ex-Secretário Municipal de Quintana-SP.

Faça a sua inscrição!

Investimento

• R$ 160,00 - em até 2x

Garanta a sua vaga!