Reserve a sua vaga para o Ciclo Formativo voltado para Educação Infantil!

O novo contexto educacional revelou uma série de desafios a serem superados pelos educadores. O nosso ciclo formativo visa garantir processos reflexivos sobre as mudanças da proposta curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental e seus desdobramentos na prática educativa docente.


No Programa Efetivação, vamos apresentar a estrutura organizativa do Currículo e os princípios que o alicerçam e compreender as demandas para a garantia dos processos educativos e a função social da escola.

Ciclo Formativo Ensino Fundamental

Desenvolvimento de Competências e Habilidades no novo contexto educacional

Com quatro módulos e carga horária de 30h, neste ciclo formativo, o Programa Efetivação tem o objetivo de apoiar educadores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como foco a organização das demandas exigidas para a retomada das atividades presenciais, garantido processos educativos de qualidade.

Com quatro módulos e carga horária de 30h, neste ciclo formativo, o Programa Efetivação tem o objetivo de apoiar educadores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como foco a organização das demandas exigidas para a retomada das atividades presenciais, garantido processos educativos de qualidade.

Vagas limitadas!


Inscrições abertas Reserve a sua vaga

*Alunos com 75% de participação no ciclo terão direito a certificado de conclusão


Preencha com os seus dados

Atenção:

*Os certificados serão emitidos com as informações fornecidas abaixo, qualquer dado incorreto ou fora do padrão recomendado é de total responsabilidade do participante.


Atividades presenciais e remotas?


A Faperp

faz com você!

Módulos do ciclo formativo Desenvolvimento de Competências e Habilidades no novo contexto educacional

Módulo I

• Apresentação da estrutura organizativa do Currículo e os princípios que o alicerçam.


Período:

• A definir.


Carga horária:

• 06 horas, sendo 2 encontros online de 1h30 e 3h para leituras individuais.


Conteúdo:

• Contexto histórico do Currículo.


• Dimensões do Currículo e Fundamentos pedagógicos do Currículo Paulista;


• A organização do currículo para o Ensino Fundamental.

Módulo II

• Compreender as demandas para garantia dos processos educativos, com foco na educação e no cuidado, tendo como premissa a função social da escola.


Período:

A definir.


Carga horária:

• 09 horas, sendo 3 encontros online de 1h30 e 4h30 para leituras individuais.


Conteúdo:

Princípios e concepções do currículo paulista:


• Função social da escola;


• Crianças, jovens e adolescentes;


• Ensino, aprendizagem e protagonismo;


• Desenvolvimento integral.

Módulo III

• Desenvolver habilidades organizativas viabilizando planejamentos docente coerentes com o currículo proposto para o Ensino Fundamental.


Período:

• A definir.


Carga horária:

09 horas, sendo 3 encontros online de 1h30 e 4h30 para leituras individuais.


Conteúdo:

• A rotina escolar como possibilidade de contemplar os eixos estruturantes da educação;


• Dimensões do Currículo e as organizações possíveis e necessárias para a sua efetivação.



Módulo IV

• Apresentar a avaliação como processo formativo e redirecionador para ações de garantia dos direitos de aprendizagem.


Período:

A definir.


Carga horária:

06 horas, sendo 2 encontros online de 1h30 e 3h para leituras individuais.


Conteúdo:

• Avaliação Processual e a intencionalidade educativa;


• Avaliação como diagnóstico para os processos formativos.


Educadores responsáveis

Danilo Ferrari

Formador

É pedagogo pela Ufscar e Doutor em História pela Unesp. Atuou como Professor de História na rede municipal de ensino de São José do Rio Preto-SP, onde atualmente é Coordenador Pedagógico.


É Professor do curso de Especialização em História, Cultura e Poder do Centro Universitário do Sagrado Coração (Unisagrado).


Foi Professor Formador na área de Ciências Humanas. Em 2018, fez parte da equipe de redatores do Currículo Paulista, no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular.

Rodrigo Azevedo

Formador

É pedagogo e mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Unesp/Bauru.


Atua como Coordenador Pedagógico na rede municipal de ensino de São José do Rio Preto-SP, onde também trabalhou como Professor da Educação Básica I.


Foi Formador de Professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Maridalva Bertacini

Assessora pedagógica

Mestre em educação pela Unesp Araraquara, atuou na educação pública como professora, coordenadora pedagógica e Direção Escolar.


Desenvolveu projeto de formação como Coordenadora Regional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade (Secadi/MEC). Atuou como Coordenadora da BNCC/Currículo pela Undime-SP de 2015 a 2019.

Oliver Lima

Colaborador

Pedagogo, sociólogo e especialista em Educação Infantil. É Gestor Educacional e formador de professores. Foi avaliador do Prêmio Nacional de Gestão Escolar (2017) e Redator do Currículo Paulista (Educação Infantil).

Faça a sua inscrição!

Investimento

• R$ 120,00 - em até 2x

Garanta a sua vaga!