Reserve a sua vaga para o Ciclo Formativo voltado para Educação Infantil!

O Ciclo Formativo "Literatura: entre livros e infâncias" propõe um espaço de formação voltado à literatura infantil, estabelecendo um diálogo entre os livros e as infâncias. Além disso, tem o objetivo de potencializar, no contexto da Educação Básica, a formação de leitores por meio dos eixos:


• Livro ilustrado;

• As materialidades do livro;

• Diversidade de gêneros e temáticas voltadas às relações étnico-raciais.

Ciclo Formativo

A Literatura infantil: entre livros e infâncias

Com quatro módulos e carga horária de 30h, o ciclo tem o objetivo de apoiar educadores que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando processos reflexivos sobre a importância da literatura nas práticas educativas frente ao complexo contexto em que vivemos.


Mediado por formadores especializados em literatura infantil, os temas desenvolvidos neste ciclo subsidiarão os profissionais da educação para práticas de formação de leitores seja no ensino presencial, seja no ensino remoto.

Vagas limitadas!


Inscrições abertas

Reserve a sua vaga

*Alunos com 75% de participação no ciclo terão direito a certificado de conclusão


Preencha com os seus dados

Atenção:

*Os certificados serão emitidos com as informações fornecidas abaixo, qualquer dado incorreto ou fora do padrão recomendado é de total responsabilidade do participante.


Atividades presenciais e remotas?

A Faperp

faz com você!

Módulos do ciclo formativo

"Literatura infantil: entre livros e infância":

Módulo I

• Apresentar definições e conceitos da Literatura Infantil e o percurso histórico de uma literatura para as crianças.


Período:

• A definir.


Carga horária:

• 06 horas, sendo 2 encontros online de 1h30 e 3h para

leituras individuais.


Conteúdo:

• O que é literatura infantil/ literatura para infância?;


• Percurso histórico da literatura infantil.

Módulo II

• Compreender os processos de formação

de leitores na escola.


Período:

• A definir.


Carga horária:

• 09 horas, sendo 3 encontros online de 1h30 e 4h30 para leituras individuais.


Conteúdo:

•Formação de leitores;


• Estratégias de leitura;


• Políticas públicas de formação de leitores;


• O trabalho com a literatura infantil

no cotidiano das escolas.

Módulo III

• Conhecer e refletir sobre a diversidade

na literatura para a infância.


Período:

• A definir.


Carga horária:

• 09 horas, sendo 3 encontros online de 1h30 e 4h30 para leituras individuais.


Conteúdo:

• A diversidade de livros para a infância: as diferentes materialidades, gêneros e temáticas;


• Literatura para bebês;


• O protagonismo negro nas narrativas infantis.



Módulo IV

• Apresentar possibilidades de contextos e propostas voltadas à Literatura Infantil no cotidiano das escolas.


Período:

• A definir.


Carga horária:

06 horas, sendo 2 encontros online de 1h30 e 3h para leituras individuais.


Conteúdo:

• Ações possíveis e necessárias para criar um ambiente de formação de leitores: o que é preciso garantir no cotidiano?;


Para além dos muros da escola: a formação de uma comunidade de leitores;


• Vivência/ Experimentação do processo criativo de feitura dos livros.



Educadores responsáveis

Maridalva Bertacini

Assessora pedagógica

Mestre em educação pela Unesp Araraquara, atuou na educação pública como professora, coordenadora pedagógica e Direção Escolar.


Desenvolveu projeto de formação como Coordenadora Regional do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade (Secadi/MEC). Atuou como Coordenadora da BNCC/Currículo pela Undime-SP de 2015 a 2019.

Rodrigo Azevedo

Formador

É pedagogo e mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Unesp/Bauru.


Atua como Coordenador Pedagógico na rede municipal de ensino de São José do Rio Preto-SP, onde também trabalhou como Professor da Educação Básica I.


Foi Formador de Professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Vanessa Sanches

Formadora

É pedagoga, mestranda em Educação na USP - Ribeirão Preto e Pós-graduada em Coordenação do Trabalho Pedagógico pela UFSCAR.


Atualmente, é supervisora de Ensino na Rede Municipal de Educação de São José do Rio Preto-SP. Foi Coordenadora Pedagógica na mesma rede por 7 anos em escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil.


Também Formadora de professores pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa da Educação Infantil e Ensino fundamental

coordenado pela Unesp.

Faça a sua inscrição!

Investimento

• R$ 120,00 - em até 2x

Garanta a sua vaga!