Sob a coordenação de Maridalva Bertacini, ex-coordenadora institucional nas Comissões Estaduais para discussão do BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a Faperp contribuiu com o setor educacional por meio do Programa Efetivação.
O novo contexto desafia os profissionais da área a buscarem, em prazo recorde, novas estratégias para a superação das demandas emergenciais, nas diferentes instâncias educacionais.
Entendendo que a superação das demandas atuais é uma realidade a todas as redes, a Faperp coloca-se como sua parceira, nesse e para os próximos contextos.
Afinal, desejamos que a concretude da educação de qualidade seja para todos.
Para nós, educadores, o objetivo da prática educativa se expressa na efetividade de seus processos, independentemente do cenário em que ele se apresenta.
Pensando nesses desafios, construímos o Programa Efetivação com uma meta prática e fundamental: auxiliar os profissionais da educação no aprimoramento de suas práticas, sendo efetivo nos seus diferentes contextos de atuação.
Para isso, oferecemos ciclos formativos e mentorias, desenvolvidos e mediados por educadores com vivência de sala de aula e de gestão educacional.
Cremos em um ciclo virtuoso que tem como pilares a vontade de se desenvolver, a socialização, a interação e o respeito, resultando em desenvolvimento pessoal e profissional e a consequente qualidade da Educação.
Para quem é o Programa Efetivação?
É indicado a profissionais da educação, gestores e técnicos, sem distinção entre integrantes da rede pública ou privada de ensino.
Realização de webinars
Entre setembro e dezembro, a Faperp Educação promove uma série de webinars gratuitos para compartilhar com a comunidade educacional reflexões acerca do contexto em que vivemos e propostas de ação. Contribuir com o desenvolvimento da Educação brasileira é a nossa missão e enxergamos nessa iniciativa mais uma grande oportunidade.
Realização de ciclos formativos e mentorias
Paralelamente aos webinars, ofereceremos, mediante contratação, ciclos formativos e mentoriais individuais e em grupo àqueles que quiserem se aprofundar nos tópicos abordados, contando com a assessoria da equipe Faperp Educação para formação continuada e desenvolvimento de projetos.
Formação Continuada
Compreendemos a formação continuada como uma atividade necessária, essencial, de direito e promotora de processos reflexivos e ampliadores dos saberes, bem como uma atividade voltada à valorização e à profissionalização dos profissionais da educação. Acreditamos que a instituição da formação como política pública promove o fortalecimento e viabiliza a melhoria da qualidade da educação. Por meio da formação continuada, promovemos um processo de qualificação profissional alinhado às demandas e ao contexto da sociedade atual.
Educação Integral
Independentemente da rede, do tempo e da jornada escolar, a educação integral visa à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não-linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não-discriminação, não-preconceito e respeito às diferenças e diversidades.
Avaliação
Entendemos a avaliação como processo no desenvolvimento educativo e de aprendizagem. Nela, todos os atores estão envolvidos; assim, cabe a reflexão de que a avaliação na escola não pode ser compreendida como um momento único, isolado. Sendo processual, traz em si uma concepção de educação, na qual os conhecimentos podem ser socializados, construídos e organizados. A avaliação processual é, então, um instrumento e uma estratégia pedagógica. Deve ser uma ação coletiva em prol de formação dos estudantes, deve estar presente, em várias esferas, em diferentes momentos do percurso escolar.
Ensino e Aprendizagem
Pensamos que aprender e ensinar compõe a rotina de educandos e educadores. Assim, temos que métodos e metodologias precisam ser aprimorados, repensados, estudados, investigados, implementados e avaliados, em um movimento constante de ação/reflexão/ação. A prática educativa precisa ser efetiva quanto aos processos de ensino e aprendizagem.
A Infância e a criança
Somos conhecedores de que a infância não se refere apenas a um tempo cronológico, a uma etapa de desenvolvimento. Ela retrata um lugar social e simbólico construído nas diferentes culturas. Assim, acreditamos na abordagem das infâncias no plural, respeitando a diversidade e a multiplicidade culturais existentes em cada território.
Webinar Os Direitos de Aprendizagem no novo contexto educacional
Webinar Conciliação das Expectativas Educadionais
Ciclo Formativo Educação Infantil: Direitos de Aprendizagem no novo contexto educacional
Com quatro módulos e carga horária de 30h, neste ciclo formativo, o Programa Efetivação apoiou mais de 150 educadores que atuam na Educação Infantil, tendo como foco a organização das demandas exigidas para a retomada das atividades presenciais, garantido processos educativos de qualidade.
Realização: